• Conecte Flora

Moinho Povos Unidos – A Maravilha Holandesa de São Paulo

Conheça o Moinho Povos Unidos de Holambra, no estado de São Paulo, e planeje a melhor viagem da sua vida com a Conecte Flora.




O Moinho Povos Unidos da cidade de Holambra, no estado de São Paulo, é uma das principais e mais impressionantes atrações do estado.


A atração turística é aberta para todo tipo de público e é o cenário ideal para qualquer pessoa que gosta de estar em contato com um atrativo típico da Holanda, modelo que foi construído a partir de 1.565.


O Moinho foi inaugurado no ano de 2008 e remonta completamente os modelos de moinhos tradicionais holandeses.


A obra foi projetada pelo Holandês Jan Heijdra, um grande especialista na construção de moinhos, pelo Prefeito de Holambra, Celso Capato, e pelo mestre de construção, Antônio Hulshof (Tony), atual proprietário da Conecte Flora.


Prepare-se para saber mais sobre o Moinho Povos Unidos e descobrir o quão surpreendente essa visita pode ser. Pronto para entrar nessa viagem conosco?


Confira!


O que é o Moinho Povos Unidos?

Sendo considerado o moinho de vento mais alto da América Latina, o Moinho Povos Unidos foi construído com base na arquitetura tradicional dos moinhos da Holanda e é, hoje, um dos maiores pontos turísticos da cidade de Holambra, localizada em São Paulo.


Características do Ponto Turístico


O Moinho dos Povos Unidos, que teve sua construção inspirada nos belos e tradicionais moinhos holandeses, conta com 38,5 metros de altura.


Cada uma de suas pás mede cerca de 12 metros de comprimento, gerando uma tração motora de em média 60 cavalos de força.


Essa força e eficiência do vento é o que o torna capaz de movimentar duas pedras de arenito, que pesam cerca de uma tonelada cada.


O Moinho de Holambra funciona exatamente da mesma forma que os moinhos holandeses, moendo grãos utilizando a força dos ventos.


A História do Moinho Povos Unidos

A construção do Moinho Povos Unidos durou cerca de 20 meses sob a importante supervisão do arquiteto Jan Heijdra, e do mestre Antonio Hulshof.


Heijdra, cidadão da Holanda, no auge de seus 82 anos, esteve no Brasil por diversas vezes durante a construção do Povos Unidos, quando participou e supervisionou as obras.


Já a sua inauguração ocorreu no dia 12 de julho do ano de 2008, data em que acontecia a programação comemorativa dos 60 anos de imigração de holandeses na cidade de Holambra.


Holambra – A Capital das Flores

A cidade de Holambra, conhecida como a Capital das Flores e reconhecida por possuir grande influência da tradição holandesa, é um destino indispensável para qualquer viajante que gosta de descobrir a história e a cultura holandesa.


Cores diferentes das ruas e das casas da cidade, bem como o universo infinito de flores, a tornam um lugar único.


A cidade foi fundada em 14 de julho de 1948, na microrregião de Campinas, em São Paulo.


Seu nome é proveniente da justa junção das palavras Holanda, América e Brasil.


A cidade se destaca entre os outros municípios do estado por possuir o 61° lugar no índice de qualidade de vida no Brasil, além de obter o melhor índice de segurança do país.


Um destino e tanto!


Como Visitar o Moinho?

Visitar o Moinho Povos Unidos se tornou uma tarefa um pouco mais complicada com o início da pandemia do Coronavírus.


Porém, com o cumprimento dos protocolos de saúde que foram adotados para garantir a segurança dos turistas, as atividades turísticas no moinho já foram retomadas com toda a segurança.


Horário de funcionamento


● De segunda a sexta das 9h às 12h e das 13h às 17h

● Sábados, domingos e feriados das 9h às 17h


Moinho Povos Unidos – Espaço Interno

O Moinho de Holambra possui 10 andares, dos quais apenas 7 ficam abertos para turistas, eles são: subsolo, onde funciona o espaço administrativo, o térreo, que abriga a recepção do moinho e uma loja exclusiva, mais 3 andares de alvenaria e mais 2 andares de madeira onde fica o coração do moinho.


Já o restante dos andares, a cabeça do moinho, não ficam abertos para a visitação.


Agora, vamos falar mais detalhadamente sobre cada andar?


1. Primeiro andar


A visitação se inicia com a apresentação do lugar onde os moinhos surgiram e para quais regiões do mundo eles se expandiram.


Nessa parte do passeio você poderá conhecer os tipos existentes de moinhos e qual a função de cada um deles.


2. Segundo andar


No segundo andar do moinho, outra história ganha importância, a história da Holanda, país que foi construído por meio dos moinhos.


O país ficou mundialmente conhecido como País Baixos, já que 40% do seu território se localiza abaixo do nível do mar.


3. Terceiro andar


No terceiro andar você vai aprender um pouco mais sobre a estrutura do moinho: as plantas, material utilizado em sua construção, fotos da obra, entre outros.


É um andar que se dedica exclusivamente à arquitetura do local.


Além disso, nele você pode aprender sobre o funcionamento dos moinhos.


4. Quarto andar


No quarto andar é onde fica localizado o moinho, onde fica a farinha ensacada que foi produzida ali pelos grãos moídos.


Nesse andar há um deck, em que você pode apreciar uma vista única da cidade de Holambra.


5. Quinto andar


Já o quinto andar do Moinho Povos Unidos é o principal espaço.


É nele onde a farinha é produzida, através dos grãos moídos. Além disso, é também o lugar onde ficam as pedras-mó.


Como fazer a visitação com segurança, economia e confiabilidade? Conte com a Conecte Flora!

Além da visita ao Moinho dos Povos Unidos, a cidade de Holambra está carregada de pontos turísticos impressionantes e de deixar qualquer um de boca aberta.


Por isso, o mais indicado para visitar a cidade e aproveitar ao máximo todas as suas atrações é contratar uma agência de viagens.


Com uma agência de turismo você pode explorar toda a cidade, sem passar sufoco e apertos e garantir seu conforto e diversão.


Saiba que a Conecte Flora é a agência certa para isso. A empresa oferece diversos pacotes que disponibilizam passeios e atividades incríveis em Holambra e também no Circuito das Águas Paulista.


Faça as melhores degustações dos produtos da região, se conecte com a natureza e conheça as áreas de plantações e os mais variados tipos de flores.


E, para melhorar, conte com um passe VIP que permite que você e sua família não precisem pegar filas.


Faça seu orçamento, escolha um pacote e realize uma viagem inesquecível clicando aqui.





17 visualizações