top of page

O que fazer em Amparo: dicas de passeio e pontos turísticos

Viajar é uma das únicas coisas na vida que, ao investirmos os nossos recursos financeiros, ganhamos ainda mais riqueza. Com isso, expandimos nossos horizontes e conhecemos um pouco mais sobre a cultura de outros povos e locais.



Para quem gosta de água e história, Amparo é um destino interessante e que faz parte do Circuito das Águas Paulista. Contudo, nem sempre sabemos o que fazer em Amparo sem boas dicas e ideias para explorar o local e conhecer o que há de melhor por ali.


Pensando nisso, separamos um pouco mais sobre a história da cidade de Amparo, a capital histórica do Circuito das Águas Paulista e dicas do que fazer na sua viagem. Quer saber mais? Então continue a leitura com a gente!


Amparo: capital do Circuito das Águas Paulista

A cidade de Amparo, no estado de São Paulo, é conhecida como a capital histórica do Circuito das Águas Paulista. O turismo rural é um dos pontos que mais chama a atenção dos turistas para a cidade, e com isso, o local oferece não só lindos campos e locais para conhecer, mas também muita história, natureza, etc.


O povoado que deu origem à cidade chegou às redondezas no século 18, vindo das cidades de Bragança, Atibaia e Nazaré e, em sua maior parte, eram agricultores em busca de terras produtivas. Nas terras recém-descobertas, fundaram uma capela em homenagem a Nossa Senhora do Amparo, que deu origem ao nome da nova cidade.


A cidade conta com edifícios históricos bem conservados e um ar urbano convidativo ao turismo. Tornou-se a primeira cidade do Circuito das Águas Paulista em 1945 e é reconhecida como uma das estâncias hidrominerais de São Paulo.


Suas águas puras e cheias de minerais ajudam no tratamento da bronquite, diabetes, asma, etc. Com certeza é um local cheio de história, pontos turísticos e muitos atrativos para quem ama enriquecer a sua bagagem cultural.


O que fazer em Amparo?

A cidade de Amparo tem boas opções de turismo, lazer e entretenimento para os turistas, e que se adequam a todos os bolsos e preferências. Abaixo, listamos alguns pontos turísticos que você não deve deixar de conhecer para saber mais sobre a história de Amparo, confira:


Fazenda Atalaia


Que tal começar o seu passeio pela cidade de Amparo por uma das fazendas mais tradicionais e antigas da cidade? A Fazenda Atalaia já tem 130 anos como ponto turístico, com um lindo campo verde e sua mata nativa preservada.


É possível, durante o passeio, conhecer um pouco da atmosfera calma e tranquila da cidade, seu ar puro e também a produção de alimentos artesanais feitos direto nas instalações da fazenda. Com certeza é um passeio inesquecível!


Chopperia Paraty


Para quem aprecia um bom chopp e um ambiente alegre, a Chopperia Paraty é parada obrigatória durante a viagem à cidade de Amparo. Sua estrutura rústica e ampla oferece espaço para um dia com os amigos e família, com boas refeições caseiras e diversas opções de lanche, além de shows de música ao vivo para tornar o seu passeio ainda melhor.


Vinícola Terrassos


Para quem gosta de vinho e busca ganhar mais conhecimento no enoturismo, a Vinícola Terrassos é um dos melhores passeios na cidade de Amparo. Além de apreciar vinho de qualidade, você poderá, também, apreciar a linda paisagem e natureza do local, com os guias explicando um pouco mais sobre a vinícola, sua história e a produção dos vinhos locais.


Fazenda Benedetti


Nas margens da rodovia SP-360, encontramos a Fazenda Benedetti, que se localiza entre a cidade de Amparo e Serra Negra, outra cidade que compõe o Circuito das Águas Paulista.


Aqui, você experimenta cachaça artesanal produzida nas instalações da fazenda e, além disso, outras delícias feitas com carinho, como chá, vinhos, bolos, queijos, licores, etc. Com mais de 70 anos de tradição e acolhendo os turistas, tem aquele ar de casa de vó, mas sem deixar de fora a história da cidade.


Catedral Nossa Senhora do Amparo


Claro que a catedral de Nossa Senhora do Amparo não poderia ficar de fora, não é mesmo? A primeira construção da cidade e que deu origem ao seu nome está bem conservada ainda nos dias de hoje, e tem grande importância para o turismo e história do local.


Com certeza é um dos principais pontos turísticos e recebe, todos os anos, centenas de pessoas, religiosas ou não, para conhecer as construções históricas de Amparo.


História e Museu de Ensino Bernardino de Campos


Este museu tem um grande valor cultural e histórico para a cidade de Amparo, pois conta toda a sua história com documentos, fotos e muito mais. Quem deseja se aprofundar em como a cidade foi fundada, seus fundadores e saber mais sobre o local, não pode deixar de incluir o museu em seu itinerário. Além disso, em sua volta há muita natureza nativa de São Paulo para contemplar e conhecer.


Praça Pádua Salles


Na Praça Pádua Salles acontece o famoso Festival de Inverno da cidade de Amparo, onde os turistas aproveitam mais da gastronomia local, curtem shows, bebidas e alimentos artesanais, artesanato e muito mais.


Contudo, a praça em si, sem o festival, também é um grande atrativo, por ser em meio a natureza e com amplo espaço para a família fazer piqueniques, caminhadas, etc.


Para aproveitar o melhor do Circuito das Águas Paulista você pode contar com a gente!

Nós organizamos experiências inesquecíveis na região do Circuito das Águas Paulista. Trazemos para você pacotes completos com o melhor das 9 cidades que fazem parte da região turística mais diversa do interior de São Paulo. Faça degustações inesquecíveis dos produtores da região, veja plantações com grande diversidade de flores, conheça histórias centenárias e conecte-se com a natureza.



103 visualizações

Comments


bottom of page