top of page
  • Foto do escritorConecte Flora

O que fazer em Jaguariúna: dicas de passeio e pontos turísticos

Viagem é sinônimo de novidade, novos ares, locais a conhecer e o crescimento da sua bagagem cultural. Uma ideia de destino para quem gosta de natureza, história, parques e também muita água é a cidade de Jaguariúna, parte do Circuito de Águas Paulista.



Contudo, sem um guia ou ideias de o que fazer em Jaguariúna, pode ser que você não consiga aproveitar bem tudo o que a cidade tem para oferecer aos seus turistas.


Pensando nisso, separamos um pouco mais sobre a cidade para você conhecê-la antes da viagem e dicas de destinos que devem estar no seu itinerário de passeios, como lugares históricos, atrações, parques e muito mais.


Quer conhecer um pouco mais sobre o que fazer em Jaguariúna e aproveitar essa estação hidromineral? Então continue a leitura com a gente!


Jaguariúna: qualidade de vida e beleza em uma só cidade

Jaguariúna é uma cidade pequena a 30 km de Campinas e em sua região metropolitana, a 130 km de São Paulo, e também, vizinha de Holambra, a cidade das flores, fazendo parte do Circuito de Águas Paulista. É considerada uma das cidades com melhor qualidade de vida para morar em São Paulo e, além de ser bela e hospitaleira, possui diversos parques, natureza e praças em todos os cantos da cidade para usufruir.


É conhecida, também, pelo seu grande pólo industrial, reunindo diversos setores da tecnologia de ponta e economia, emprega centenas de pessoas e famílias em suas dependências e tem diversas opções de serviços, turismo, entretenimento e lazer, além de bons restaurantes e estrutura hoteleira para se hospedar e aproveitar a cidade.


O turismo rural também é um grande atrativo, trazendo diversos pontos turísticos, como a Matriz Centenária, parques de esportes e o seu conservado patrimônio histórico-ferroviário, com passeios de maria fumaça e o museu ferroviário.


O que fazer em Jaguariúna?

A cidade de Jaguariúna é bastante convidativa e cheia de atrações para aproveitar. Abaixo, confira algumas ideias que não podem ficar de fora do seu itinerário de passeio e algumas paradas obrigatórias para quem quer conhecer melhor a cidade, confira:


Naga Cable Park


O Naga Cable Park é sem dúvidas uma das principais atrações da cidade, sendo conhecido em todo Brasil como o primeiro Cable Park da América Latina, ideal para quem ama adrenalina e esportes radicais aquáticos, como Kneeboard, Wakeskate, Wakeboard, Esqui Aquático, etc. Sua estrutura foi construída 100% em área verde e é perfeita para passar o dia com a família para descansar, tomar sol e para conhecer esportes radicais.


O local conta com estacionamento, espaço para eventos, mini ramp, quiosque de bebidas e petiscos, bar, banheiros e restaurantes com comidas bem avaliadas pelos turistas. Mesmo para quem não pratica esportes, é uma ótima opção de passeio, onde você aproveita a natureza, o sol e também os shows da casa, que acontecem aos fins de semana.


Estação da Cia Mogiana e Centro Cultural Prof. Ulysses da Rocha Cavalcanti


Inaugurada em 1945 e desativada na década de 70, atualmente a estação da Cia Mogiana abriga o Centro Cultural Professor Ulysses da Rocha Cavalcante. Além de ser um centro turístico de grande importância para a cidade, conta com o famoso restaurante Botequim da Estação, para aproveitar a comida regional e depois fazer o passeio turístico de Maria Fumaça, que sai direto da estação da Cia Mogiana.


Locomotiva Maria Fumaça


Ao lado da estação da Cia Mogiana, há a locomotiva Maria Fumaça, que foi restaurada recentemente. Ali, é possível tirar fotos com roupa de época, conhecer mais sobre a história do meio de locomoção e sua importância para a cidade, além de ser um lindo ambiente para tirar fotos. No estacionamento do local, há feiras de artesanato e alimentos artesanais aos fins de semana.


Além disso, neste mesmo local sai uma Maria Fumaça restaurada, parecendo novinha em folha, para passeios com os turistas e moradores, aos sábados, domingos e feriados. O passeio tem duração de 3 horas e vai até a estação de Campinas.


Jaguariúna Rodeo Festival


O Jaguariúna Rodeo Festival é uma das atrações mais tradicionais da cidade, que acontece há 30 anos e reúne pessoas de todo país e também os maiores e principais rodeios, com muito chopp gelado, música sertaneja e gastronomia local. Os shows ocorrem no mês de setembro em dois fins de semana, na casa de shows Red Eventos, que fica ao lado da Rodovia Campinas-Mogi.


Feira de artesanato e cultura (FEART)


Essa é uma das atrações mais tradicionais nos fins de semana em Jaguariúna. A feira fica no Centro Cultural da cidade, onde também há diversas outras atrações para os turistas aproveitarem, sendo um dos locais que concentram a maior movimentação de visitantes de toda a cidade. Na feira, você encontra desde doces caseiros, chopp artesanal, queijo até o trabalho de artesãos locais, ideais para levar de lembrança da sua viagem.


Casa de Memória e Memorial Padre Gomes


Criada em 2008, a casa de memória e memorial Padre Gomes é um espaço que visa a recuperação e preservação das memórias da cidade de Jaguariúna.


Os turistas, ao chegarem no local, têm acesso a diversas fotografias, filmes, documentos e gravações que contam um pouco da história da cidade e a formação da sua cultura. Além disso, na Casa da Memória há o Memorial Padre Gomes, com exposição que conta a trajetória da vida do padre e sua real importância para a cidade, sendo conhecido como um grande benfeitor local, querido por todos os moradores.


Por meio de fotos, escritos e filmagens, podemos conhecer um pouco mais sobre o Padre Gomes e a história da cidade, em um só local.


Nós da Conecte Flora fazemos questão que você desfrute do melhor que o Circuito das Águas Paulista tem a oferecer!

Nós organizamos experiências inesquecíveis na região do Circuito das Águas Paulista. Trazemos para você pacotes completos com o melhor das 9 cidades que fazem parte da região turística mais diversa do interior de São Paulo. Faça degustações inesquecíveis dos produtores da região, veja plantações com grande diversidade de flores, conheça histórias centenárias e conecte-se com a natureza.


Nossos pacotes são completos, você não precisa se preocupar com nada. Temos parcerias com os melhores hotéis da região. Além de garantirmos o melhor preço, garantimos também uma estada perfeita! Os hotéis foram escolhidos pelo bom atendimento e excelência nas instalações. Temos total transparência. Nós fazemos a sua reserva e o seu traslado desde a chegada na cidade e todas as refeições estão inclusas.



151 visualizações

Comments


bottom of page